Saúde Animal: Leptospirose
O que é a Leptospirose
A leptospirose é causada por bactérias: Leptospira ssp. Pode acometer mamíferos domésticos e silvestres. Os microrganismos, após caírem na corrente sanguínea, comumente instalam-se no fígado, podendo causar o aumento de suas secreções e também lesões graves; nos rins podem causar insuficiência renal aguda ou crônica, e nos casos de fêmeas prenhes o aborto.
Sintomas
Os sintomas vão depender da imunidade do animal e da capacidade de causar efeitos maléficos (virulência) do sorovar da bactéria, os mais comuns são: icterícia, as mucosas ficam amareladas devido ao dano hepático e à hemólise (rompimento dos glóbulos vermelhos do sangue), hemorragias (vômitos com sangue, urina com sangue, diarréia, petéquias que são pequenos focos hemorrágicos na pele, entre outros). Alguns casos podem evoluir rapidamente para a morte do animal.
Como ocorre a infecção
Os roedores e outros animais infectados servem como reservatórios da doença, neles as bactérias se replicam e são disseminadas através de suas secreções e urina. Uma vez eliminada em ambientes propícios, como ambientes alagados, solos úmidos, pode facilmente penetrar através da pele ou de pequenas feridas. Também pode contaminar os alimentos, ou ser adquirida através do contato com a mucosa de animais infectados.
Prevenção e tratamento
As vacinas V8 e V10 garantem imunidade contra as principais cepas da bactéria. Evitar lugares alagados, contato com roedores que possam estar infectados – fazer o controle de ratos.
O tratamento é feito com antibióticos e tratamento suporte sintomático, dependendo da fase e gravidade da doença.
Atenção! É proibida a cópia ou qualquer outra forma de reprodução, integral ou parcial, sem prévia e expressa autorização do autor.
2 Comentários
claudia hozana gr de moraes
QUEM AMA, CUIDA!
To Sem Dono,Fica Comigo RJ
POR ISSO MUITO IMPORTANTE AS VACINAS….