4 dicas para manter o seu pet no peso ideal
Um pet mais fofinho deve ser um sinal de alerta para os tutores, afinal, a obesidade faz mal para a saúde do pet e ainda o torna menos ativo e, consequentemente, menos alegre.
Para evitar o excesso de peso, é necessário manter uma rotina saudável, assim, fica mais fácil de retornar aos bons hábitos após dias de férias, por exemplo.
Separamos 4 dicas para te ajudar a criar e manter uma rotina equilibrada e assim, deixar a obesidade longe do seu pet:
1 – Consulte um VET
Se o seu cachorro está acima do peso, o primeiro a ser feito é procurar a orientação do veterinário. Somente o profissional que poderá dizer o peso ideal que o peludo precisa ter para ficar saudável. Isso porque não é somente o excesso de comida pode deixar um cão acima do peso mas, também, algumas doenças. Saiba que um pet obeso pode acabar desenvolvendo, dentre outros problemas, diabetes e sobrecarga das articulações. A melhor forma de cuidar do cachorro é com a ajuda do médico-veterinário.
2 – Ofereça uma dieta saudável
A alimentação do pet precisa ser equilibrada pois isso significa saúde para o cão. Se você quer manter o seu pet com o peso ideal, é importante definir a quantidade de alimento que ele irá receber diariamente, seja ração ou alimentação natural. Em geral, as rações possuem indicação da quantidade a ser oferecida ao animal. Siga a risca e dificilmente você terá problemas com um pet desnutrido ou obeso.
Também vale a pena racionar a ração do pet em várias refeições ao dia. O hábito de deixar a ração sempre disponÃvel para o cachorro pode fazer mal pois alguns pets costumam comer tudo o que veem em seus potes. O ideal é que adultos comam duas vezes ao dia e filhotes de três a cinco vezes ao dia. Conte com a ajuda do veterinário que poderá orientar melhor sobre este tema. Não deixe de levar em conta o porte, a idade e o nÃvel de atividade fÃsica do seu cão.
3 – ExercÃcios e brincadeiras para queimar calorias
Os exercÃcios devem fazer parte da rotina do pet. Se você costuma sair todos os dias para passear com o cão, está no caminho certo. Agora, se quer criar esse hábito, é importante começar aos poucos. Passeios diários com 30 minutos de duração vão ajudar o cachorro a emagrecer, além de manter o peludo mais ativo.
Ofereça brinquedos e incentive o cão a se movimentar. Escolha um brinquedo que o seu pet goste, pois o importante é não ficar parado. Vale lembrar que qualquer exercÃcio com o cachorro não deve ser intenso logo no inÃcio. Se o cão se mostrar cansado e resistente, não insista. Para não ter problemas em forçar o pet demais, converse com o veterinário antes de sair para uma maratona com o melhor amigo.